HADOT, Pierre. Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga
Resumen
O nome de Pierre Hadot não precisa de apresentação. A sua contribuição aos estudos da Filosofia Antiga é extraordinária, não somente por suas obras – cada qual mais importante do que a outra, como por exemplo, o estudo sobre Mario Vitorino e Porfírio, O que é a Filosofia, Elogio da Filosofia Antiga. Sem duvida pode se afirmar que a obra Exercícios Espirituais de Filosofia Antiga já publicada alguns anos atrás, e recentemente traduzida em português, traz nas suas sete partes uma condução e introdução nos caminhos da Filosofia, especialmente a clássica, que para Hadot era antes de tudo uma opção existencial ou caminho de vida. Além de informar a Filosofia deve também, formar os estudiosos, envolvendo a aplicação e vivência de caminhos e exercícios, fazendo assim da Filosofia um ato contínuo e incisivo, um esforço para reviver intimamente e destarte atualizar, aggiornare o pensamento e as intenções de um autor. Hadot fez isto com Plotino – nas suas traduções comentadas – Marco Aurélio, Sêneca, Sócrates, Porfírio e Vitorino. É importante nos seus estudos o esforço de objetividade, ato que ele afirma exigir cautela, “pois é extremamente importante não cometer anacronismo na pressa de dar a um texto um sentido atual”. Embora os sete ”capítulos” da obra são todos não só instrutivos e formativos, alguns impactam mais do que outras, como, por exemplo, a parte sobre os Exercícios Espirituais, “uma atividade interior do pensamento e da vontade”. Merece atenção especial o tópico que trata dos Exercícios Espirituais Antigos e Filosofia Cristã, em que aparece o pensamento fundamental – e tão rudimentar – de Clemente de Alexandria: “É necessário que a lei divina inspire o medo a fim de que o filósofo adquira e conserve a tranquilidade da alma (amerimnia) graças à prudência (enlabeia) e a atenção a si mesmo (prosochè), tornando-se em todas as coisas isento de queda e erro”. Essa primeira parte aprofunda-se com a leitura da parte IV, a Lição da Filosofia Antiga.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Kairós
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Según la licencia Creative Commons International 4.0, es posible:
1) Distribuir el material publicado en cualquier formato, siempre que los créditos de publicación y referencia sean debidamente otorgados a Revista Kairós.
2) Los derechos de autor de los artículos, reseñas y traducciones publicados son de Revista Kairós, así como los derechos de primera publicación.
3) Los autores que quieran publicar sus manuscritos publicados en Kairós en otros medios (capítulos de libros, por ejemplo), deberán remitirse debidamente a la primera publicación en Revista Kairós.
4) Los autores tienen pleno derecho a publicar sus manuscritos publicados en Revista Kairós en sus páginas personales, contanto que la revista sea mencionada.
Para consultar las disposiciones de la Licencia Creative Commons 4.0, acceda aquí.