HADOT, Pierre. Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga
Abstract
O nome de Pierre Hadot não precisa de apresentação. A sua contribuição aos estudos da Filosofia Antiga é extraordinária, não somente por suas obras – cada qual mais importante do que a outra, como por exemplo, o estudo sobre Mario Vitorino e Porfírio, O que é a Filosofia, Elogio da Filosofia Antiga. Sem duvida pode se afirmar que a obra Exercícios Espirituais de Filosofia Antiga já publicada alguns anos atrás, e recentemente traduzida em português, traz nas suas sete partes uma condução e introdução nos caminhos da Filosofia, especialmente a clássica, que para Hadot era antes de tudo uma opção existencial ou caminho de vida. Além de informar a Filosofia deve também, formar os estudiosos, envolvendo a aplicação e vivência de caminhos e exercícios, fazendo assim da Filosofia um ato contínuo e incisivo, um esforço para reviver intimamente e destarte atualizar, aggiornare o pensamento e as intenções de um autor. Hadot fez isto com Plotino – nas suas traduções comentadas – Marco Aurélio, Sêneca, Sócrates, Porfírio e Vitorino. É importante nos seus estudos o esforço de objetividade, ato que ele afirma exigir cautela, “pois é extremamente importante não cometer anacronismo na pressa de dar a um texto um sentido atual”. Embora os sete ”capítulos” da obra são todos não só instrutivos e formativos, alguns impactam mais do que outras, como, por exemplo, a parte sobre os Exercícios Espirituais, “uma atividade interior do pensamento e da vontade”. Merece atenção especial o tópico que trata dos Exercícios Espirituais Antigos e Filosofia Cristã, em que aparece o pensamento fundamental – e tão rudimentar – de Clemente de Alexandria: “É necessário que a lei divina inspire o medo a fim de que o filósofo adquira e conserve a tranquilidade da alma (amerimnia) graças à prudência (enlabeia) e a atenção a si mesmo (prosochè), tornando-se em todas as coisas isento de queda e erro”. Essa primeira parte aprofunda-se com a leitura da parte IV, a Lição da Filosofia Antiga.
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