A alegoria da caverna e a educação em Platão: o educador como libertador da ignorância

Autores

  • Elves Boteri Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Palavras-chave:

Platão. Educação. Educador.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a alegoria da caverna no livro VII do diálogo platônico República e sua relação com a paideia (a educação, o processo educativo) face ao processo de formação do educador. Para tal, nossa abordagem perpassará as questões que relacionam a educação e a sociedade buscando apresentar sua relação intrínseca, em que a falta da primeira implica em uma dilaceração da segunda. Trataremos da imagem da alegoria enquanto paideia versando sobre a condição humana e seu processo formativo. Posteriormente, compreenderemos a via para o abandono das ilusões em busca da verdade que a alegoria nos propõe e a importância da paideia como conversão que preparará o melhor da alma do educador rumo ao saber, a ideia do Bem. Após essas tratativas, discutiremos sobre o quão imprescindível é a boa formação dos educadores e quão nociva esta pode se tornar caso não seja realizada de forma adequada e como o profissional de educação tem se relacionado com as problemáticas do meio e a falta de atenção do governo. Por fim, ao tratarmos dos exercícios de reflexões propostos, a questão que nos guiará é o pensar sobre as implicações para o educador e se seu papel tem levado à missão de libertador dos indivíduos de seu estado de ignorância.

Biografia do Autor

Elves Boteri, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2021). Atualmente cursa Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Uniube. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, filosofia da linguagem, filosofia da educação, escrita, coerência e coesão.

Referências

ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da Filosofia: filosofia pagã antiga. Vol. 1. 3ª ed. São Paulo: Paulus, 2007.

ENKVIST, I. O complexo ofício do professor: conselhos para uma educação de qualidade. Trad. R. Harada. Campinas: Kírion, 2021.

GUERRERO, A. El mito de la caverna y la educación. Eikasia Revista de Filosofia, n. 99, abr./2021, p. 217-234. Disponível em: https://revistadefilosofia.org/99-10.pdf. Acesso em: 10.abr.2021.

JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. Trad. A. M. Parreira. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

PLATÃO. A república. Trad. e org. J. Guinsburg 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2018.

PLATÃO. Teeteto. Trad. C. A. Nunes. Vol. IX. Belém: Universidade Federal do Pará, 1973.

TEIXEIRA, E. F. B. A educação do homem segundo Platão. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 1999.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

BOTERI, E. A alegoria da caverna e a educação em Platão: o educador como libertador da ignorância. Kairós, Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 9–27, 2022. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/380. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos