A alegoria da caverna e a educação em Platão: o educador como libertador da ignorância
Palabras clave:
Platão. Educação. Educador.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a alegoria da caverna no livro VII do diálogo platônico República e sua relação com a paideia (a educação, o processo educativo) face ao processo de formação do educador. Para tal, nossa abordagem perpassará as questões que relacionam a educação e a sociedade buscando apresentar sua relação intrínseca, em que a falta da primeira implica em uma dilaceração da segunda. Trataremos da imagem da alegoria enquanto paideia versando sobre a condição humana e seu processo formativo. Posteriormente, compreenderemos a via para o abandono das ilusões em busca da verdade que a alegoria nos propõe e a importância da paideia como conversão que preparará o melhor da alma do educador rumo ao saber, a ideia do Bem. Após essas tratativas, discutiremos sobre o quão imprescindível é a boa formação dos educadores e quão nociva esta pode se tornar caso não seja realizada de forma adequada e como o profissional de educação tem se relacionado com as problemáticas do meio e a falta de atenção do governo. Por fim, ao tratarmos dos exercícios de reflexões propostos, a questão que nos guiará é o pensar sobre as implicações para o educador e se seu papel tem levado à missão de libertador dos indivíduos de seu estado de ignorância.
Citas
ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da Filosofia: filosofia pagã antiga. Vol. 1. 3ª ed. São Paulo: Paulus, 2007.
ENKVIST, I. O complexo ofício do professor: conselhos para uma educação de qualidade. Trad. R. Harada. Campinas: Kírion, 2021.
GUERRERO, A. El mito de la caverna y la educación. Eikasia Revista de Filosofia, n. 99, abr./2021, p. 217-234. Disponível em: https://revistadefilosofia.org/99-10.pdf. Acesso em: 10.abr.2021.
JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. Trad. A. M. Parreira. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
PLATÃO. A república. Trad. e org. J. Guinsburg 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2018.
PLATÃO. Teeteto. Trad. C. A. Nunes. Vol. IX. Belém: Universidade Federal do Pará, 1973.
TEIXEIRA, E. F. B. A educação do homem segundo Platão. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Kairós: Revista Acadêmica da Prainha
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Según la licencia Creative Commons International 4.0, es posible:
1) Distribuir el material publicado en cualquier formato, siempre que los créditos de publicación y referencia sean debidamente otorgados a Revista Kairós.
2) Los derechos de autor de los artículos, reseñas y traducciones publicados son de Revista Kairós, así como los derechos de primera publicación.
3) Los autores que quieran publicar sus manuscritos publicados en Kairós en otros medios (capítulos de libros, por ejemplo), deberán remitirse debidamente a la primera publicación en Revista Kairós.
4) Los autores tienen pleno derecho a publicar sus manuscritos publicados en Revista Kairós en sus páginas personales, contanto que la revista sea mencionada.
Para consultar las disposiciones de la Licencia Creative Commons 4.0, acceda aquí.