Heidegger e o esquecimento do ser e a retomada da questão do sentido do ser em geral

Autores

  • Antonio Joel Lima da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Dasein. Universalidade. Sentido do ser.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever como Heidegger desobstrui a questão do sentido do ser em geral ao retomá-la em Ser e Tempo. Nesse sentido, tem-se dois momentos: 1) demonstrar como a questão do ser caiu em esquecimento na ontologia antiga, uma vez que a tradição metafísica atribuiu à questão os conceitos de universalidade, indefinibilidade e de autoevidência, emudecendo-a enquanto questão-problema; 2) descrever o processo heideggeriano de formalização da questão, ou seja: demonstrar-se-á como Heidegger recoloca a questão direcionando-a ao Dasein, já que para Heidegger analisar existencialmente o modo de ser deste ente é empreender originariamente a questão do sentido do ser em geral.

Biografia do Autor

Antonio Joel Lima da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia - Instituo Século XI, e Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus XI, São Miguel do Guamá.

Referências

ARAÚJO, Paulo Afonso. A questão do ser em geral em Ser e Tempo, de Martin Heidegger. Revista Ética e Filosofia Política, v. 2, n. 16, 2013, p. 50-64.

HEIDEGGER, Martin. Identidade e diferença [1957]. Conferências e escritos filosóficos. Trad. Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os pensadores).

HEIDEGGER, Martin. Que é isto – a Flosofia? [1956]. Conferências e escritos filosóficos. Trad. Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultural. 1996. (Coleção Os pensadores).

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. Marcia Schuback. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

NUNES, Benedito. Heidegger. São Paulo: Loyola, 2017.

SEIBT, Cezar Luís. Sobre o conhecimento na tradição e em Heidegger. Kalagatos, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 339-350, 2017.

SILVA, Jaderson Oliveira da et. al. Heidegger e Kant: o projeto ontológico de Ser e Tempo e a interpretação fenomenológica da Crítica da Razão Pura. 2013. 106p. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, 2013.

ZUBEN, Newton Aquiles von. A Fenomenologia como retorno à ontologia em Martin Heidegger. Trans/form/ação, Marília, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

DA SILVA, A. J. L. Heidegger e o esquecimento do ser e a retomada da questão do sentido do ser em geral. Kairós, Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 100–115, 2022. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/386. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos