Heidegger e o esquecimento do ser e a retomada da questão do sentido do ser em geral

Autores/as

  • Antonio Joel Lima da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palabras clave:

Dasein. Universalidade. Sentido do ser.

Resumen

O objetivo deste artigo é descrever como Heidegger desobstrui a questão do sentido do ser em geral ao retomá-la em Ser e Tempo. Nesse sentido, tem-se dois momentos: 1) demonstrar como a questão do ser caiu em esquecimento na ontologia antiga, uma vez que a tradição metafísica atribuiu à questão os conceitos de universalidade, indefinibilidade e de autoevidência, emudecendo-a enquanto questão-problema; 2) descrever o processo heideggeriano de formalização da questão, ou seja: demonstrar-se-á como Heidegger recoloca a questão direcionando-a ao Dasein, já que para Heidegger analisar existencialmente o modo de ser deste ente é empreender originariamente a questão do sentido do ser em geral.

Biografía del autor/a

Antonio Joel Lima da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia - Instituo Século XI, e Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus XI, São Miguel do Guamá.

Citas

ARAÚJO, Paulo Afonso. A questão do ser em geral em Ser e Tempo, de Martin Heidegger. Revista Ética e Filosofia Política, v. 2, n. 16, 2013, p. 50-64.

HEIDEGGER, Martin. Identidade e diferença [1957]. Conferências e escritos filosóficos. Trad. Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os pensadores).

HEIDEGGER, Martin. Que é isto – a Flosofia? [1956]. Conferências e escritos filosóficos. Trad. Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultural. 1996. (Coleção Os pensadores).

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. Marcia Schuback. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

NUNES, Benedito. Heidegger. São Paulo: Loyola, 2017.

SEIBT, Cezar Luís. Sobre o conhecimento na tradição e em Heidegger. Kalagatos, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 339-350, 2017.

SILVA, Jaderson Oliveira da et. al. Heidegger e Kant: o projeto ontológico de Ser e Tempo e a interpretação fenomenológica da Crítica da Razão Pura. 2013. 106p. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, 2013.

ZUBEN, Newton Aquiles von. A Fenomenologia como retorno à ontologia em Martin Heidegger. Trans/form/ação, Marília, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011.

Publicado

2022-12-29

Cómo citar

DA SILVA, A. J. L. Heidegger e o esquecimento do ser e a retomada da questão do sentido do ser em geral. Kairós: Revista Acadêmica da Prainha, Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 100–115, 2022. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/386. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos