Representações sociais da educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura

Autores

  • Denise Dias Martins Universidad John Kennedy (UK)

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos. EJA. Representações sociais da educação de jovens e adultos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama da literatura psicossocial acerca das representações sociais que formam os significados socialmente compartilhados sobre a educação de jovens e adultos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura nas principais bases de dados, nacionais e internacionais, com o objetivo de levantar o material produzido sobre o tema nos últimos dez anos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, dezesseis artigos foram selecionados e estes, junto com as obras canônicas sobre o marco teórico adotado, compuseram o aparato necessário para a identificação das representações sociais dos discentes e docentes sobre a EJA. Como resultado, obteve-se que a maioria dos professores representa positivamente a modalidade e sua potencialidade de melhorar a vida dos alunos, mesmo que façam ressalvas no que tange ao descaso governamental com a EJA, enquanto os discentes representam também positivamente a escola e a educação, assim como identificam a importância da atuação docente em seu processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Denise Dias Martins, Universidad John Kennedy (UK)

Doutora em Psicologia pela Universidad John Kennedy (UK), em Buenos Aires.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

MARTINS, D. D. Representações sociais da educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura. Kairós, Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 181–207, 2022. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/441. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos