Representações sociais da educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura
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Educação de jovens e adultos. EJA. Representações sociais da educação de jovens e adultos.Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama da literatura psicossocial acerca das representações sociais que formam os significados socialmente compartilhados sobre a educação de jovens e adultos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura nas principais bases de dados, nacionais e internacionais, com o objetivo de levantar o material produzido sobre o tema nos últimos dez anos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, dezesseis artigos foram selecionados e estes, junto com as obras canônicas sobre o marco teórico adotado, compuseram o aparato necessário para a identificação das representações sociais dos discentes e docentes sobre a EJA. Como resultado, obteve-se que a maioria dos professores representa positivamente a modalidade e sua potencialidade de melhorar a vida dos alunos, mesmo que façam ressalvas no que tange ao descaso governamental com a EJA, enquanto os discentes representam também positivamente a escola e a educação, assim como identificam a importância da atuação docente em seu processo de aprendizagem.
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