Uma breve introdução ao conceito de pós-modernidade

Autores

  • José Romildo Santos Mendes

Palavras-chave:

Tecnologia. Comunicação. Consumismo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo possibilitar a reflexão sobre o conceito de pósmodernidade, a partir de uma percepção das mudanças sociais e culturais que aconteceram em meados do século XX, mais precisamente a revolução tecnológica nos meios de informação e de comunicação. Para tanto, tem-se como referencial teórico principal a obra de David Lyon: Pós-Modernidade; nesta o autor parte da ideia de providência, na qual Deus é o Pai providente. Contudo, na modernidade, essa ideia perde seu significado, uma vez que esta época vê fracassar o projeto do Iluminismo: expressão máxima da ideia de progresso, que acreditava em uma humanidade iluminada pela razão. Esse é o motivo dos indivíduos pós-modernos rejeitarem todo e qualquer fundamento, já que o progresso que conduziria a humanidade à sua emancipação, na verdade o conduziu à morte. Nesse contexto apresentado, alguns conceitos serão fundamentais para o entendimento sobre o período abordado, como o niilismo e o consumismo. Assim, para Lyon, este último é o imperativo básico da pós-modernidade, o que significa que a análise da cultura de consumo é a condição de possibilidade de compreensão do fenômeno pós-moderno.

Referências

CHIAVACCI, Enrico. Ética Social. O que é, Como se Faz. São Paulo: Editora Loyola, 2001.

GASTALDI, Italo. Educar e Evangelizar na Pós-Modernidade. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1997.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Editora Loyola, 1992.

HRYNIEWICZ, Severo. Para Filosofar Hoje. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2000.

LYON, David. Pós-Modernidade. São Paulo: Editora Paulus, 1998.

MONDIN, Battista. Quem é Deus? Elementos de Teologia Filosófica. São Paulo: Editora Paulus, 1997.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre o Niilismo e o Eterno Retorno. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1991.

MENDES, Ricardo. É Hora de Produzir Comunicação. Revista Mundo Jovem. Porto Alegre, ano 41, n. 342, p.8, nov. 2003.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. Do Romantismo até os nossos dias. São Paulo: Editora Paulus, 1991.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

MENDES, J. R. S. Uma breve introdução ao conceito de pós-modernidade. Kairós, Fortaleza, v. 17, n. 1, p. 163–177, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/55. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos