Uma breve introdução ao conceito de pós-modernidade
Palabras clave:
Tecnologia. Comunicação. Consumismo.Resumen
Este artigo tem como objetivo possibilitar a reflexão sobre o conceito de pósmodernidade, a partir de uma percepção das mudanças sociais e culturais que aconteceram em meados do século XX, mais precisamente a revolução tecnológica nos meios de informação e de comunicação. Para tanto, tem-se como referencial teórico principal a obra de David Lyon: Pós-Modernidade; nesta o autor parte da ideia de providência, na qual Deus é o Pai providente. Contudo, na modernidade, essa ideia perde seu significado, uma vez que esta época vê fracassar o projeto do Iluminismo: expressão máxima da ideia de progresso, que acreditava em uma humanidade iluminada pela razão. Esse é o motivo dos indivíduos pós-modernos rejeitarem todo e qualquer fundamento, já que o progresso que conduziria a humanidade à sua emancipação, na verdade o conduziu à morte. Nesse contexto apresentado, alguns conceitos serão fundamentais para o entendimento sobre o período abordado, como o niilismo e o consumismo. Assim, para Lyon, este último é o imperativo básico da pós-modernidade, o que significa que a análise da cultura de consumo é a condição de possibilidade de compreensão do fenômeno pós-moderno.
Citas
CHIAVACCI, Enrico. Ética Social. O que é, Como se Faz. São Paulo: Editora Loyola, 2001.
GASTALDI, Italo. Educar e Evangelizar na Pós-Modernidade. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1997.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Editora Loyola, 1992.
HRYNIEWICZ, Severo. Para Filosofar Hoje. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2000.
LYON, David. Pós-Modernidade. São Paulo: Editora Paulus, 1998.
MONDIN, Battista. Quem é Deus? Elementos de Teologia Filosófica. São Paulo: Editora Paulus, 1997.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre o Niilismo e o Eterno Retorno. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1991.
MENDES, Ricardo. É Hora de Produzir Comunicação. Revista Mundo Jovem. Porto Alegre, ano 41, n. 342, p.8, nov. 2003.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. Do Romantismo até os nossos dias. São Paulo: Editora Paulus, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Kairós: Revista Acadêmica da Prainha
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Según la licencia Creative Commons International 4.0, es posible:
1) Distribuir el material publicado en cualquier formato, siempre que los créditos de publicación y referencia sean debidamente otorgados a Revista Kairós.
2) Los derechos de autor de los artículos, reseñas y traducciones publicados son de Revista Kairós, así como los derechos de primera publicación.
3) Los autores que quieran publicar sus manuscritos publicados en Kairós en otros medios (capítulos de libros, por ejemplo), deberán remitirse debidamente a la primera publicación en Revista Kairós.
4) Los autores tienen pleno derecho a publicar sus manuscritos publicados en Revista Kairós en sus páginas personales, contanto que la revista sea mencionada.
Para consultar las disposiciones de la Licencia Creative Commons 4.0, acceda aquí.