Uma breve introdução ao conceito de pós-modernidade
Parole chiave:
Tecnologia. Comunicação. Consumismo.Abstract
Este artigo tem como objetivo possibilitar a reflexão sobre o conceito de pósmodernidade, a partir de uma percepção das mudanças sociais e culturais que aconteceram em meados do século XX, mais precisamente a revolução tecnológica nos meios de informação e de comunicação. Para tanto, tem-se como referencial teórico principal a obra de David Lyon: Pós-Modernidade; nesta o autor parte da ideia de providência, na qual Deus é o Pai providente. Contudo, na modernidade, essa ideia perde seu significado, uma vez que esta época vê fracassar o projeto do Iluminismo: expressão máxima da ideia de progresso, que acreditava em uma humanidade iluminada pela razão. Esse é o motivo dos indivíduos pós-modernos rejeitarem todo e qualquer fundamento, já que o progresso que conduziria a humanidade à sua emancipação, na verdade o conduziu à morte. Nesse contexto apresentado, alguns conceitos serão fundamentais para o entendimento sobre o período abordado, como o niilismo e o consumismo. Assim, para Lyon, este último é o imperativo básico da pós-modernidade, o que significa que a análise da cultura de consumo é a condição de possibilidade de compreensão do fenômeno pós-moderno.
Riferimenti bibliografici
CHIAVACCI, Enrico. Ética Social. O que é, Como se Faz. São Paulo: Editora Loyola, 2001.
GASTALDI, Italo. Educar e Evangelizar na Pós-Modernidade. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1997.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Editora Loyola, 1992.
HRYNIEWICZ, Severo. Para Filosofar Hoje. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2000.
LYON, David. Pós-Modernidade. São Paulo: Editora Paulus, 1998.
MONDIN, Battista. Quem é Deus? Elementos de Teologia Filosófica. São Paulo: Editora Paulus, 1997.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre o Niilismo e o Eterno Retorno. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1991.
MENDES, Ricardo. É Hora de Produzir Comunicação. Revista Mundo Jovem. Porto Alegre, ano 41, n. 342, p.8, nov. 2003.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. Do Romantismo até os nossos dias. São Paulo: Editora Paulus, 1991.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.