Na trilha da educação popular: reflexão teórica a partir de uma experiência de pesquisa
Palabras clave:
Educação Popular. Prática política. Cidadania. Comunidade. Cotidiano.Resumen
Este artigo constitui-se enquanto reflexão teórica a partir do recorte da Dissertação de Mestrado intitulada: “Na Trilha da Educação popular: Analisando o processo educativo num projeto do Programa Capacitação Solidária (1999 – 2001)”. Os resultados da pesquisa mostram que a forma como se desenvolvem os processos grupais e a prática política e educativa dos educadores devem ser considerados o diferencial para se identificar um determinado projeto educacional como Educação Popular ou não. Neste sentido, este artigo resgata alguns caminhos de reflexão sobre Educação Popular que se constituem no fundamento teórico deste trabalho científico.
Citas
BARREIRO, J. Educação Popular e Conscientização. Tradução de Carlos Rodrigues Brandão. Petrópolis: Vozes, 1980.
BRANDÃO, C. R. Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 1984.
COSTA, M. V. (Org.). Educação Popular Hoje. São Paulo: Loyola, 1998.
FREIRE, P. Ação Cultural para Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1976.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
FREIRE, P. & NOGUEIRA, A. “Que fazer? Teoria e Pratica em Educação Popular, Petrópolis: Vozes, 1989.
GADOTTI, M. & TORRES, C. A. (Orgs.). Educação Popular, Utopia Latino- americana. São Paulo: Cortez; Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
GARCIA, P. B. Saber Popular/Educação Popular. Petrópolis: Vozes, 1983.
GOHN, M. da G. Movimentos Sociais e Educação, São Paulo: Cortez, 1994.
GOHN, M. da G. História dos Movimentos e Lutas Sociais. São Paulo: Loyola, 1995.
GOHN, M. da G. Educação Popular na América Latina no Novo Milênio: Impactos do Novo Paradigma. Artigo apresentado em Caxambu -ANPED/2000.
GOHN, M. da G. Mídia, Terceiro Setor e MST: Impactos sobre o futuro das cidades e do campo. Petrópolis: Vozes, 2001.
GUATARRI, F. & ROLNIK, S. Micropolítica. Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
JIMENEZ, M. R. M. Educação e Política: Fundamentos para uma nova agenda latino–americana, In: O Pêndulo das Ideologias: A Educação Popular e o desafio da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
JIMENEZ, M. R. M. Tradução de Bento Fernandes. Sindicato & Pedagogia, rumo a uma escola enraizada na educação popular. Ijuí: Ed. Unijuí, 1989.
JIMENEZ, M. R. M. Transformação Social. São Paulo: Cortez, 1996.
SALES, I. da C., Educação Popular: uma perspectiva, um mundo de atuar (alimentado um debate). In: Scocuglia, Afonso Celso & NETO, José Francisco de Melo (Orgs.). Educação popular: outros caminhos. João Pessoa: Editora Universitária, 1999.
SCHERRER-WARREN, I. Redes de movimentos Sociais, São Paulo: Loyola, 1993.
SCHERRER-WARREN, I. Cidadania Sem Fronteiras. Ações coletivas na era da Globalização, São Paulo, HUCITEC: 1999.
SOUZA, J. F. de. A produção do Conhecimento na Educação Popular, In: Cadernos da ABESS n. 2. São Paulo: Cortez, 1988. p. 68-80.
TORRES, R. M. Discurso e Prática em Educação Popular. Ijuí: Unijuí, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2005 Kairós: Revista Acadêmica da Prainha
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Según la licencia Creative Commons International 4.0, es posible:
1) Distribuir el material publicado en cualquier formato, siempre que los créditos de publicación y referencia sean debidamente otorgados a Revista Kairós.
2) Los derechos de autor de los artículos, reseñas y traducciones publicados son de Revista Kairós, así como los derechos de primera publicación.
3) Los autores que quieran publicar sus manuscritos publicados en Kairós en otros medios (capítulos de libros, por ejemplo), deberán remitirse debidamente a la primera publicación en Revista Kairós.
4) Los autores tienen pleno derecho a publicar sus manuscritos publicados en Revista Kairós en sus páginas personales, contanto que la revista sea mencionada.
Para consultar las disposiciones de la Licencia Creative Commons 4.0, acceda aquí.