Na trilha da educação popular: reflexão teórica a partir de uma experiência de pesquisa

Autores

  • Francisco Antônio Ferreira de Almeida

Palavras-chave:

Educação Popular. Prática política. Cidadania. Comunidade. Cotidiano.

Resumo

Este artigo constitui-se enquanto reflexão teórica a partir do recorte da Dissertação de Mestrado intitulada: “Na Trilha da Educação popular: Analisando o processo educativo num projeto do Programa Capacitação Solidária (1999 – 2001)”. Os resultados da pesquisa mostram que a forma como se desenvolvem os processos grupais e a prática política e educativa dos educadores devem ser considerados o diferencial para se identificar um determinado projeto educacional como Educação Popular ou não. Neste sentido, este artigo resgata alguns caminhos de reflexão sobre Educação Popular que se constituem no fundamento teórico deste trabalho científico.

Referências

BARREIRO, J. Educação Popular e Conscientização. Tradução de Carlos Rodrigues Brandão. Petrópolis: Vozes, 1980.

BRANDÃO, C. R. Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 1984.

COSTA, M. V. (Org.). Educação Popular Hoje. São Paulo: Loyola, 1998.

FREIRE, P. Ação Cultural para Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1976.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, P. & NOGUEIRA, A. “Que fazer? Teoria e Pratica em Educação Popular, Petrópolis: Vozes, 1989.

GADOTTI, M. & TORRES, C. A. (Orgs.). Educação Popular, Utopia Latino- americana. São Paulo: Cortez; Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

GARCIA, P. B. Saber Popular/Educação Popular. Petrópolis: Vozes, 1983.

GOHN, M. da G. Movimentos Sociais e Educação, São Paulo: Cortez, 1994.

GOHN, M. da G. História dos Movimentos e Lutas Sociais. São Paulo: Loyola, 1995.

GOHN, M. da G. Educação Popular na América Latina no Novo Milênio: Impactos do Novo Paradigma. Artigo apresentado em Caxambu -ANPED/2000.

GOHN, M. da G. Mídia, Terceiro Setor e MST: Impactos sobre o futuro das cidades e do campo. Petrópolis: Vozes, 2001.

GUATARRI, F. & ROLNIK, S. Micropolítica. Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.

JIMENEZ, M. R. M. Educação e Política: Fundamentos para uma nova agenda latino–americana, In: O Pêndulo das Ideologias: A Educação Popular e o desafio da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

JIMENEZ, M. R. M. Tradução de Bento Fernandes. Sindicato & Pedagogia, rumo a uma escola enraizada na educação popular. Ijuí: Ed. Unijuí, 1989.

JIMENEZ, M. R. M. Transformação Social. São Paulo: Cortez, 1996.

SALES, I. da C., Educação Popular: uma perspectiva, um mundo de atuar (alimentado um debate). In: Scocuglia, Afonso Celso & NETO, José Francisco de Melo (Orgs.). Educação popular: outros caminhos. João Pessoa: Editora Universitária, 1999.

SCHERRER-WARREN, I. Redes de movimentos Sociais, São Paulo: Loyola, 1993.

SCHERRER-WARREN, I. Cidadania Sem Fronteiras. Ações coletivas na era da Globalização, São Paulo, HUCITEC: 1999.

SOUZA, J. F. de. A produção do Conhecimento na Educação Popular, In: Cadernos da ABESS n. 2. São Paulo: Cortez, 1988. p. 68-80.

TORRES, R. M. Discurso e Prática em Educação Popular. Ijuí: Unijuí, 1988.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

ALMEIDA, F. A. F. de. Na trilha da educação popular: reflexão teórica a partir de uma experiência de pesquisa. Kairós, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 175–196, 2005. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/340. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos