Na trilha da educação popular: reflexão teórica a partir de uma experiência de pesquisa
Parole chiave:
Educação Popular. Prática política. Cidadania. Comunidade. Cotidiano.Abstract
Este artigo constitui-se enquanto reflexão teórica a partir do recorte da Dissertação de Mestrado intitulada: “Na Trilha da Educação popular: Analisando o processo educativo num projeto do Programa Capacitação Solidária (1999 – 2001)”. Os resultados da pesquisa mostram que a forma como se desenvolvem os processos grupais e a prática política e educativa dos educadores devem ser considerados o diferencial para se identificar um determinado projeto educacional como Educação Popular ou não. Neste sentido, este artigo resgata alguns caminhos de reflexão sobre Educação Popular que se constituem no fundamento teórico deste trabalho científico.
Riferimenti bibliografici
BARREIRO, J. Educação Popular e Conscientização. Tradução de Carlos Rodrigues Brandão. Petrópolis: Vozes, 1980.
BRANDÃO, C. R. Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 1984.
COSTA, M. V. (Org.). Educação Popular Hoje. São Paulo: Loyola, 1998.
FREIRE, P. Ação Cultural para Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1976.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
FREIRE, P. & NOGUEIRA, A. “Que fazer? Teoria e Pratica em Educação Popular, Petrópolis: Vozes, 1989.
GADOTTI, M. & TORRES, C. A. (Orgs.). Educação Popular, Utopia Latino- americana. São Paulo: Cortez; Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
GARCIA, P. B. Saber Popular/Educação Popular. Petrópolis: Vozes, 1983.
GOHN, M. da G. Movimentos Sociais e Educação, São Paulo: Cortez, 1994.
GOHN, M. da G. História dos Movimentos e Lutas Sociais. São Paulo: Loyola, 1995.
GOHN, M. da G. Educação Popular na América Latina no Novo Milênio: Impactos do Novo Paradigma. Artigo apresentado em Caxambu -ANPED/2000.
GOHN, M. da G. Mídia, Terceiro Setor e MST: Impactos sobre o futuro das cidades e do campo. Petrópolis: Vozes, 2001.
GUATARRI, F. & ROLNIK, S. Micropolítica. Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
JIMENEZ, M. R. M. Educação e Política: Fundamentos para uma nova agenda latino–americana, In: O Pêndulo das Ideologias: A Educação Popular e o desafio da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
JIMENEZ, M. R. M. Tradução de Bento Fernandes. Sindicato & Pedagogia, rumo a uma escola enraizada na educação popular. Ijuí: Ed. Unijuí, 1989.
JIMENEZ, M. R. M. Transformação Social. São Paulo: Cortez, 1996.
SALES, I. da C., Educação Popular: uma perspectiva, um mundo de atuar (alimentado um debate). In: Scocuglia, Afonso Celso & NETO, José Francisco de Melo (Orgs.). Educação popular: outros caminhos. João Pessoa: Editora Universitária, 1999.
SCHERRER-WARREN, I. Redes de movimentos Sociais, São Paulo: Loyola, 1993.
SCHERRER-WARREN, I. Cidadania Sem Fronteiras. Ações coletivas na era da Globalização, São Paulo, HUCITEC: 1999.
SOUZA, J. F. de. A produção do Conhecimento na Educação Popular, In: Cadernos da ABESS n. 2. São Paulo: Cortez, 1988. p. 68-80.
TORRES, R. M. Discurso e Prática em Educação Popular. Ijuí: Unijuí, 1988.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2005 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.